
chapada dos veadeiros 2025
expedição de saúde - 23 a 30 de agosto
Faça a diferença na comunidade quilombola Povoado do Moinho, em Goiás, por meio da expedição que levará atendimentos de saúde e atividades educacionais voltadas para o bem-estar da população local.
_edited.jpg)
_edited.jpg)
_edited.jpg)
_edited.jpg)
_edited.jpg)
_edited.jpg)
_edited.jpg)
comunidade apoiada
O Povoado do Moinho existe há mais de 250 anos e é composto por 80 comunidades certificadas. Está localizado a 12 quilômetros da cidade de Alto Paraíso, na região turística da Chapada dos Veadeiros, cercado por montanhas e rios de águas cristalinas. De origem quilombola, a região é conhecida por sua rica biodiversidade, produção de alimentos orgânicos, ervas medicinais e saberes da terra.
Apesar de toda riqueza, os moradores do Moinho e redondezas apresentam sérios problemas de saúde devido a dificuldade de acesso a exames e atendimentos médicos, além de não terem uma alimentação nutricional adequada e fonte de renda que os permita melhorar de qualidade de vida. Uma dura realidade na qual a falta de investimento público em saúde, educação e trabalho geram mazelas inimagináveis. E é exatamente neste cenário que a Karibu atuará levando atendimentos e atividades educacionais.
.jpeg)
.jpeg)

atividades e profissionais
A expedição tem por objetivos levar atendimentos básicos de saúde aos moradores da comunidade e promover atividades educacionais voltadas para seus conhecimentos e bem-estar. Também daremos início a um importante trabalho de mapeamento da saúde e qualidade de vida dos quilombolas da região, visando acompanhar suas demandas a longo prazo.
A partir dos principais problemas de saúde previamente identificados pelas lideranças locais, abriremos vagas para a atuação dos seguintes perfis profissionais:
2 clínicos gerais
2 pediatras
1 dermatologista
2 profissionais da saúde de áreas variadas
2 enfermeiros
2 psicólogos
3 pessoas de profissões diversas para organização da logística dos atendimentos e realização das atividades educacionais.
CRONOGRAMA
Prepare-se para dias emocionantes e transformadores! O cronograma poderá ser alterado de acordo com as condições climáticas, porém, todas as atividades de saúde e imersão serão realizadas..
23/08: Chegada
8h: deslocamento de Brasília para o Moinho. Ao chegar, o grupo irá almoçar e, após um breve descanso, conhecer a comunidade. À noite, haverá um jantar de boas-vindas e roda de apresentações.
27/08: Passeio
Dia livre para passeio no maravilhoso Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, tendo o almoço, guia local, deslocamento e ingressos de entrada inclusos no programa da Karibu.
24/08: Imersão
Manhã: imersão em campo junto à liderança local e oficina de rapadura. Tarde: organização do espaço para os atendimentos de saúde e realização das atividades educacionais.
28 e 29/08: Atendimentos
Atendimentos de saúde das 9h às 17h, com 1h de almoço. A logística irá considerar uma triagem prévia e atendimentos de acordo com as especialidades de cada profissional e necessidades dos pacientes.
25 e 26/08: Atendimentos
Atendimentos de saúde das 9h às 17h, com 1h de almoço. A logística irá considerar uma triagem prévia e atendimentos de acordo com as especialidades de cada profissional e necessidades dos pacientes.
30/08: Retorno
Café da manhã, check-out e retorno para Brasília com previsão de chegada às 13:30h. Os participantes que forem pegar voos neste dia devem considerar a partir das 16h.
acomodação e logística
O grupo ficará hospedado na pousada Casa Mutamba, localizada no próprio Moinho Os quartos serão compartilhados entre duas pessoas e tendo ventiladores em cada um. Café da manhã, almoço e jantar serão servidos no restaurante da Conceição, que fica bem pertinho da pousada, considerando o menu local e as restrições alimentares de cada pessoa.
O deslocamento entre Brasília e a comunidade será realizado por meio de uma van particular. Durante o programa, os deslocamentos serão curtos e, portanto, realizados à pé.




investimento
10x R$ 520,00
TOTAL
Última parcela até a data da viagem.
Parcelamentos via transferência bancária, boleto, PIX ou cartão
de crédito
5% de desconto em pagamento à vista
O QUE ESTÁ INCLUSO:
-
Hospedagem na pousada Casa Mutamba;
-
Café da manhã, almoço e jantar diários, seguindo o menu local;
-
Translados de chegada e partida entre Brasília e o Moinho;
-
Passeio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros com guia;
-
Oficina de rapadura;
-
Almoço especial na casa de uma família local;
-
Materiais de apoio das atividades educacionais;
-
Estrutura dos atendimentos de saúde;
-
Coordenadores para orientar a expedição;
-
Camiseta da Karibu;
-
Certificado digital de trabalho voluntário;
-
Capacitação prévia e suporte até o retorno da viagem.
O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO:
-
Passagem aérea;
-
Atividades turísticas e gastos extras com alimentação.
ods e coordenação
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada pela ONU em 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. O projeto desenvolvido no Povoado do Moinho pauta-se na ODS 3: Saúde e bem-estar, visando promover a saúde, prevenção e tratamento de doenças dos moradores locais
Visando excelência nas atividades que serão exercidas a viagem contará com duas coordenadoras responsáveis por orientar a missão e as atividades que serão desenvolvidas. Conheça um pouco mais sobre elas:
_edited.jpg)
DRA. JULIA NEJAIM
Recifense, médica, pós-graduada em antropologia psiquiátrica e psicológica. Larga experiência em saúde da família e voluntariado nacional e internacional. É a coordenadora da expedição de saúde do Sertão de Pernambuco e agora do Povoado do Moinho.
_edited.jpg)
JOANA GAMILLSCHEG
Mineira, cofundadora da Karibu. Já realizou trabalhos voluntários em mais de 10 países, publicou 2 livros sobre o âmbito social (Ubuntu e Arena), e coordenou diversos grupos de voluntários em 3 diferentes continentes.
perguntas frequentes
1. O que essa experiência irá me agregar?
A oportunidade de imergir na rica cultura do povo quilombola, realizar um trabalho social consistente, praticar o trabalho em equipe, desenvolver soft-skills e aprender valores para a vida. Uma vivência inesquecível e repleta de ensinamentos.
2. Como minha atuação irá impactar na vida da comunidade?
Os atendimentos de saúde e atividades que serão realizadas beneficiarão a vida dos comunitários em diversos aspectos, a partir das necessidades apontadas pelos próprios. Além disso, objetivamos que o trabalho tenha continuidade com a ida de novos grupos que darão sequência aos atendimentos e atividades iniciadas em 2025.
3. Poderei realizar fotos divulgando o projeto e minha ação?
Sim, prezando pela dignidade dos envolvidos e respeitando os momentos para tal. Uma experiência como essa merece ser compartilhada!
4. É algo arriscado em termos de segurança?
Não. As coordenadoras estarão junto ao grupo o tempo todo, tendo ciência dos detalhes necessários à segurança dos envolvidos.
5. Os profissionais da área da saúde precisam levar os próprios equipamentos?
Sim, é esperado que cada profissional leve seus próprios equipamentos ou nos sinalize para que possamos ajudar a providenciar. O grupo responsável pelas atividades educacionais receberá os materiais informativos dos coordenadores e terão acesso aos mesmos com antecedência.
Para mais detalhes, basta nos enviar um WhatsApp para podermos agendar uma ligação a fim de tirarmos qualquer dúvida que tenha. Estamos à disposição!